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Antes de explicar como um plano de Marketing é realizado, precisamos compreender a função do Marketing em si: satisfazer as necessidades dos clientes e prospectos e encantá-los para que adquiram seus produtos e serviços.
Entendendo esse conceito, fica evidente que o marketing tem foco nos clientes e não na empresa em si. Afinal, toda empresa existe para satisfazer essas necessidades sejam elas de ordem prática ou simbólica.
É daí que surge então o Plano de Marketing, que visa entender os clientes e prospectos das empresas a fundo para que possam oferecer os produtos e serviços adequados ao preço correto, no local onde os clientes estão localizados e principalmente, com a mensagem correta.
O Plano pode ser elaborado em apenas 1 mês, mas via de regra os clientes optam pelo acompanhamento personalizado por 3 meses pois é um processo bastante transformador na mudança de vida e negócio.
O plano de marketing é essencialmente dividido em 11 etapas:
1) caracterização do negócio: propósito, missão, visão e valores.
2) Fatores Chave de sucesso.
O que é indispensável para que sua empresa prospere no mercado.
3) Público: entender profundamente seu público alvo, quem ele é, onde se localiza, por que compra… são 20 itens bastante específicos para entender a mente e o comportamento dos seus clientes ideais.
4) Portfólio de produtos e serviços
Após entender a fundo as necessidades e desejos dos seus clientes, os produtos e serviços simplesmente atendem a esses anseios, não o contrário. De nada adianta criar um produto que você ama se os clientes nem sequer têm interesse.
5) Análise do mercado: é preciso entender a lógica, as tendências e as principais características do mercado que irá atuar. Além disso, os 5 ambientes de mercado que influenciam seu negócio: político, ambiental, social, tecnológico, econômico e legal.
6) Concorrência: quem são seus concorrentes diretos ou substitutos ao seu negócio. O que tomar cuidado e o que aprender com eles.
7) Análise SWOT: são as forças e fraquezas internas à sua empresa, além das oportunidades e ameaças externas do mercado.
8) Posicionamento; como seu negócio será reconhecido no mercado. Por exemplo, no mesmo segmento temos o Mcdonald ‘s que é fast food e o Outback considerado casual Dining. Ou seja, são posicionamentos diferentes em alimentação.
9) Estratégias de marketing: os conhecidos 4 Ps do marketing devem ser elaborados em termos de produto, preço, promoção e ponto de venda.
10) Objetivos e metas: qual faturamento sua empresa espera alcançar no ano? Quantos prospectos você precisa para atingi-las? Isso tudo é visto nessa etapa.
11) Plano de ações de Marketing: agora é preciso colocar em prática os levantamentos realizados para alcançar as metas e objetivos de marketing. Quem fará, em qual prazo e quanto será investido para chegar lá.
12) Indicadores: Os indicadores são essenciais para saber como o negócio está se desenvolvendo. Quantidade de vendas, custo por aquisição de clientes (CPA), visitas ao site… são alguns deles que devem ser monitorados para que o negócio seja lucrativo.
Utilizamos a tecnologia Google Docs, onde o cliente e Denis Kraiser compartilham o mesmo documento em tempo real.
Há duas opções:
1) Parcelar em até 12 X via link de pagamento do Mercado Pago.
2) Em pagamentos por etapa concluída do plano em até 3 meses via transferência bancária (Bradesco), boleto ou Pix.
O suporte é realizado em reuniões semanais e o cliente recebe o Whatsapp de Denis Kraiser para tirar dúvidas.