Economia e Negócios
Posicionamento de Marketing. Como se posicionar na mente de seus clientes?
Posicionamento: Case Real de Mercado
Hoje vou falar de um Case real com um de meus clientes sobre posicionamento.
“Marketing é uma batalha de percepções, não de produtos”, disse Al Ries, um dos gênios do Marketing. Nada mais verdadeiro.
Seus clientes devem entender mentalmente como sua empresa está posicionada no mercado.
No caso, meu cliente tem uma clinica médica com o seguinte posicionamento: “um novo conceito em medicina esportiva, envelhecimento saudável e medicina estética”.
Desde a primeira visita, não conseguia definir o que a empresa fazia de fato. Estava confuso tanto na minha mente quanto na dos donos do negócio.
Após conversa de 3 horas, descobrimos a missão do fundador: “Cuidar da saúde das pessoas com amor”.
Na prática porém algo não encaixava e eu não conseguia entender o porquê. Ao me aprofundar com muita pesquisa na mente do público nos segmentos de esportes e estética as coisas ficaram cristalinas como água pura da fonte.
Na verdade, o segmento de “medicina esportiva” foi reposicionado no próprio setor como “medicina do exercício e esporte”
O Pulo do Gato
Enquanto clientes de estética valorizam “beleza” e “vaidade”, uma fatia do público de exercícios deseja mais saúde.
Então o trabalho dele agora é reposicionar aos poucos a empresa nesse sentido: exercícios e nutrição, porque um não vive sem o outro.
Repare que não tem a ver com potencial de vendas porque tanto estética quanto exercícios são muito rentáveis em termos financeiros.
Porém, a missão dele tem a ver com transformar uma pessoa não saudável em saudável.
Pior, ele percebeu que nem gosta de estética e só tem a área porque sua mãe atrai clientes.
Agora, ele tem o norte da bússola apontado para o caminho do sucesso.
Lembre-se que nem tudo é questão de dinheiro. Propósito e prosperidade devem andar de mãos dadas se você deseja realização profissional e aumento nas vendas.
E então, como você está o posicionamento da sua empresa na mente de seus clientes?
Bons negócios!
Denis Kraiser
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